Lucas Foresti e Vinícius Alvarenga, dois jovens talentos do automobilismo brasileiro, conquistaram neste domingo (22), em Interlagos (SP), a terceira edição do F-3 Brazil Open – torneio idealizado pelo ex-piloto Roberto Mourão.
Na divisão principal, que utiliza os modelos Dallara F-309 da F-3 Sudamericana, o brasiliense Lucas Foresti chegou ao bicampeonato. Ele havia conquistado o Open de 2011 de forma invicta, e neste ano venceu novamente as quatro corridas do fim de semana. Já Alvarenga, que disputou a Fórmula Futuro em 2010 e estava a sete meses longe das pistas, recuperou sua melhor forma ao longo da competição e venceu justamente na corrida que lhe valeu o título.
A prova final deste domingo foi a mais movimentada desta edição do torneio. A principal característica da pilotagem de Foresti, que se mostrou a capacidade de abrir vantagem nas primeiras voltas e administrar o restante da corrida, foi testada três vezes.
Ainda nas primeiras voltas, um incidente entre Pipo Derani e Victor Guerin na Curva do Lago ocasionou uma intervenção do safety-car, que reagrupou o pelotão. Na relagarda, um novo acidente. A demora na saída do carro de segurança provocou uma confusão nas parte final do grid, que provocou o abandono de Igor Hoffmann, Fabiano Machado e Ricardo Landucci.
Por isso, a direção de prova teve de intervir com uma bandeira vermelha para que os carros fossem rebocados até os boxes. O procedimento acabou prejudicando o então líder da classe Light, Victor Franzoni, que enfrentou um problema de embreagem durante o segundo alinhamento no grid e não conseguiu largar para defender a posição que lhe daria o título.
Na terceira e definitiva largada, Foresti manteve a liderança e cruzou a linha de chegada em primeiro. André Negrão, que sofreu com problemas no carro durante a maior parte do evento, conseguiu se recuperar na final e garantiu o vice-campeonato – repetindo o resultado obtido na primeira edição do Open, em 2010.
“Esse autódromo é uma coisa espetacular. E para andar aqui o Cesário já tem a mão do carro, então são poucas as coisas que precisamos ajustar para ficarmos competitivos. A equipe está de parabéns pelo trabalho que fez para eu poder vencer essas quatro corridas e me tornar bicampeão do F-3 Brazil Open”, destacou Lucas Foresti, que vai disputar a temporada 2012 da World Series by Renault.
“Encarei cada relargada como uma oportunidade de aprendizado. Cada corrida é uma experiência importante. É muito bom ganhar, ainda mais sendo difícil assim, com safety-car, aquela confusão na sua cabeça de não saber se vai largar nessa ou na outra volta. Então eu acho que quanto mais dificuldade nesse momento, melhor para a minha carreira daqui para frente”, completou Foresti, que ainda estabeleceu o novo recorde oficial para o autódromo de Interlagos, com uma volta em 1min30s270.