Menu
Mais Esportes

Brasiliense explora paixão pela patinação artística e sonha em disputar Mundial

Arquivo Geral

08/04/2016 7h20

Ian Ferraz

ian.ferraz@jornaldebrasilia.com.br

“É o esporte da leveza, da elasticidade e da força”. Assim   a estudante Maria Fernanda Ribas de Almeida, 13, define a paixão pela patinação  artística. Essa relação nasceu há seis anos no Iate Clube de Brasília e hoje caminha para a profissionalização. Em 14 de abril, ela disputa o Campeonato Brasileiro da modalidade, em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, a fim de fortalecer o nome no esporte.

A prática ocupa 16h da semana de Maria Fernanda, o que não incomoda quando ela lembra o grande objetivo: disputar um Mundial. Enquanto não alcança, dá explicações aos amigos e amigas sobre a ausência constante. “Durante a semana esqueço os amigos para praticar o esporte”, admite. Além do principal campeonato da modalidade, Maria sonha em se mudar para a meca do esporte. “Tenho vontade de morar em Portugal. Treinei lá e é o paraíso da patinação”, recomenda. 

O 5º lugar no Campeonato Sul-Americano  é o principal resultado alcançado  pela aluna do Colégio Sigma, que garante manter o bom desempenho nos estudos. “A patina  no raciocínio, a ser dedicada.”

Saiba mais

As atletas Paola Fraschinni, da Itália, e as brasileiras Ana Beatriz Ribeiro e Tatiana Lara Resende inspiram Maria Fernanda na prática do esporte.

O Município de Venâncio Aires (RS) sedia o Campeonato Brasileiro de patinação artística. A disputa ocorre entre 15 e 22 de abril.  A brasiliense vai disputar as categorias: livre – cadete; solo dance – cadete; solo dance – iniciante; free dance – até 14 anos; figuras obrigatórias – cadete.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado