
O sonho de chegar ao topo das sete montanhas mais altas do mundo ainda em 2014 foi adiado, pelo menos, até o ano que vem. A avalanche a cerca de 5800m que vitimou 25 pessoas, entre elas 19 fatalmente, interrompeu a possibilidade da brasiliense radicada no Canadá, Fatima Williamson, de alcançar o topo dos 8.848m do monte Everest.
A tristeza causada pela perda de vidas em um ambiente próximo à alpinista, não fez com que ela perdesse a motivação de conquistar as montanhas que restam em seu currículo – até o momento, ela escalou quatro dos “Sete Cumes”, projeto de escalada dos maiores cumes da Terra.
“Estou triste e ainda tentando esquecer as cenas que vimos no Everest. A escalada é um esporte perigoso, quando se vê tantos mortos no mesmo dia, é muito difícil esquecer e continuar. Mas estou motivada e vou continuar a minha jornada para alcançar os outros dois cumes”, sentencia.
Entre os dias 17 de junho e 5 de julho, Fatima já tem outro desafio em vista: escalar o Monte McKinley, no Alasca (EUA), ponto mais alto da América do Norte.
Inferno Gelado
As corriqueiras avalanches fizeram com que a tragédia, do dia 18 de abril, passasse despercebida por Fatima e sua equipe na montanha. Horas depois, no entanto, as notícias que chegaram ao Acampamento-Base do Everest não foram as melhores possíveis. “Nosso gerente de campo acompanha o rádio e ouviu as noticias quando aconteceu. Todos ouvimos a avalanche, mas como acontecem o tempo todo, não nos alarmamos. Fiquei sabendo quando levantei para tomar o cafe da manhã. Sabíamos que havia vitimas”, explica.
Depois da aventura na Ásia, Fatima parte para mais uma expedição, desta vez um pouco mais perto de sua casa, no Alasca. “Como não foi possível escalar o Everest esse ano, Vou continuar o meu plano de escalar os outros ainda neste ano. Não marquei o Carstensz (Nova Guiné), mas acho que vou escalar em agosto ou outubro”, declara.