O velejador Ricardo Paranhos, de apenas 16 anos, conquistou a medalha de prata no Campeonato Sul-Americano da Classe Laser 4.7, disputado, entre 6 e 14 de março, em Florianópolis, Santa Catarina.
Paranhos, que defende o Iate Clube de Brasília, somou 49 pontos no total e fez o Brasil subir no pódio, ficando atrás apenas de equatoriano Jonathan Martinetti. No último dia de regata, o jovem atleta surpreendeu, pulando da sexta para a segunda posição. O argentino Juan Biava, que era um dos favoritos, acabou em terceiro lugar.
O vento, que soprou entre 15 e 16 nós (de 27,7 km/h a 29,6 km/h), contribuiu para o bom desempenho de Ricardinho, que se classificou para o Mundial da classe Laser na Inglaterra, que será realizado de 27 de agosto a 5 de setembro.
Na Laser Standart, os primeiros colocados foram Julio Alsogaray (Argentina), Bruno Fontes (SC- Brasil) e Robert Scheidt (SP- Brasil), nas primeira, segunda e terceira posições, respectivamente.
O campeonato Sul-Americano de Laser foi disputado na praia de Jurerê, em Florianópolis, Santa Catarina e reuniu mais de 100 velejadores, entre brasileiros, chilenos, argentinos, colombianos, uruguaios, peruanos, equatorianos, venezuelanos e também atletas da República Dominicana, Espanha, Itália, Guatemala e Holanda.
Confira a colocação de outros brasilienses no torneio:
4.7
Ricardo Paranhos – 2º geral e 1º sub 18
Luis Felipe Boani – 4º geral e 1º sub 16
Rodrigo Mendonça – 7º geral
Lucas Gama – 9º geral
Standard
Túlio Cipriani – 1º sub 19