Em meio à intensa preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, o brasileiro César Castro desembarcou nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, onde participará da última seletiva para a Copa do Mundo de saltos ornamentais.
Esta competição no Rio servirá para o saltador apenas como um treinamento preparatório para as Olimpíadas, pois ele já possui índice para a Copa do Mundo, conquistado no ano passado, em Florianópolis, durante a disputa da Taça Brasil de saltos ornamentais. O atleta também conquistou para o Brasil a vaga olímpica no trampolim dos 3m e é quem tem a melhor marca da prova – 420 pontos -, sendo o virtual classificado para os Jogos.
“A Copa do Mundo vai ser muito importante para eu poder fazer uma avaliação da minha atual situação e direcionar melhor meus treinamentos. Vou competir na mesma piscina e contra os principais adversários das Olimpíadas”, disse o atleta.
O brasileiro pretende surpreender seus adversários nas próximas competições internacionais, entre eles o canadense Alexander Despatie, que venceu César Castro nos Jogos Pan-americanos do Rio-2007. “Quero chegar em Pequim, neste ano, no melhor da minha forma para tentar surpreender lá. Meus principais adversários nas Olimpíadas serão os chineses He Chong e Luo Yutong e o canadense Alexander Despatie, que no ano passado ficou poucos pontos na minha frente no Pan. Neste ano, quero tentar mudar esta história”, contou.
Ricardo Moreira, técnico de César e da seleção brasileira, acredita que devido à pressão sobre os donos da casa, o brasileiro pode ter chances de vitória em Pequim. “Está tudo muito bem organizado e muito bem pensado por lá e a pressão sobre os atletas chineses por medalhas vai ser enorme. Eles vão entrar na competição com obrigação de ganhar e acho que isso pode ser bom pra gente. O César já ganhou de todos os seus adversários pelo menos uma vez e acho que nas Olimpíadas poderá surpreender mais uma vez”, declarou.
Ainda na manhã desta segunda-feira, o saltador brasileiro fará uma primeira sessão de treinamentos nas piscinas do Maracanã para, na terça-feira, iniciar na competição que irá até o dia 19.