O saltador César Castro retornou nesta terça-feira ao Brasil, após passar duas semanas no Canadá e nos Estados Unidos, onde participou de duas etapas do Grand Prix de Saltos Ornamentais. O atleta utilizou as competições para avaliar a sua preparação para os Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro e quais serão os seus principais adversários na busca por medalhas.
Mesmo sem conquistar nenhum lugar no pódio, o atleta brasileiro comemorou os bons resultados obtidos nos países da América do Norte. “Sei que não estou na minha melhor forma, por isso o meu objetivo era chegar nas finais e consegui. Agora é treinar forte para chegar no auge no Pan do Brasil e conquistar uma medalha”, analisou.
No Canadá, César Castro obteve a sexta colocação, já nos Estados Unidos, ele foi quarto. Se contasse somente os resultados dos atletas americanos, o brasileiro teria conquistado o bronze nas duas etapas. O canadense Alexander Despartie e os norte-americanos Troy Dumais e Chris Colwill mostraram que são os principais concorrentes.
Fato comemorado pelo saltador foi a melhora nas pontuações dos trampolins de três metros. Enquanto a de seus adversários sofreram queda, César Castro passou de 437.90 pontos para 442.65. O aumento no rendimento, de acordo com ele, ocorreu pelo fato de competir em piscina aberta, com acontecerá no Rio de Janeiro.
O atleta também conta com a possibilidade de conquistar uma medalha no trampolim sincronizado, ao lado de Cassius Duran. Para que o sonho possa ser concretizado, o treinador da seleção brasileira de saltos ornamentais, Ricardo Moreira, promete uma rotina intensificada de treinamentos, com exercícios de seis horas de segunda a sábado, em Brasília.