As semifinais do NBB (Liga Nacional de Basquete) foram definidas nesta segunda-feira. Atual campeão, o Brasília teve trabalho, mas derrotou o Uberlândia por 91 a 74. Deste modo, os candangos, que enfrentarão o Pinheiros/Sky na próxima fase, fecharam a série melhor de cinco em 3 a 2.
Realizada na capital federal, a partida começou equilibrada. O primeiro quarto terminou em 21 a 19 para os mineiros. Nos dez minutos seguintes, os donos da casa, embalados pela boa atuação ofensiva do pivô Guilherme Giovanonni, foram ao intervalo com uma vantagem considerável: 51 a 41.
Na volta dos vestiários, o Uberlândia voltou a ameaçar, sobretudo no terceiro quarto, porém, nos dez derradeiros, não aguentou o ritmo dos anfitriões e viu o placar ficar elástico. O selecionável Giovannoni foi o cestinha do confronto, com 29 pontos. Pelos lados dos visitantes, o destaque foi o ala norte-americano Robert Day, responsável por 23 tentos.
Com o triunfo no embate decisivo, o Brasília assegurou vaga na semifinal e pegará o Pinheiros, algoz do Joinville nas quartas de final. A outra chave confrontará Flamengo e Franca. Os primeiros duelos serão na próxima sexta-feira, ainda sem locais definidos.
Na primeira fase da competição, o time do Centro-Oeste perdeu para o Pinheiros em São Paulo (77 a 66) e levou a melhor atuando em seus domínios (78 a 76).