
O Uniceub/Cartão BRB/Brasília conquistou seu terceiro título da Liga Sul-Americana masculina de basquete, nesta quarta-feira. A equipe nacional derrotou fora de casa o San Martin, da Argentina, no segundo jogo da final por 82 a 79, mais uma vez com uma cesta de três pontos de Deryk nos momentos finais.
Assim como na primeira partida da decisão, em Brasília, o equilíbrio entre as equipes foi visto durante todo o jogo em Corrientes e coube ao jovem Deryk Ramos decidir. Com as equipes empatadas, ele recebeu bom passe do veterano e converteu arremesso de longa distância a menos de um segundo para o fim, dando o título ao time brasileiro.
Deryk foi o cestinha do Brasília no duelo, com 19 pontos, além de três assistências e cinco rebotes. Giovannoni, capitão da equipe, conseguiu 14 tentos e nove rebotes. Pelo lado argentino, o destaque foi o norte-americano Jeremiah Wood com um duplo-duplo de 17 pontos e dez rebotes.
Este foi o terceiro título de Brasília na Liga Sul-Americana, já que também foi campeão em 2013 e 2010. Com isso, se torna o time brasileiro com mais conquistas no torneio, ultrapassando o Vasco da Gama, e se iguala ao Atenas de Córdoba como maior campeão da história.