O Uniceub/BRB/Brasília derrotou, nesta sexta-feira, o Araldite/Joinville por 90 a 88 e terminou a primeira fase do NBB (Liga Nacional de Basquete) com vitória. Apesar do resultado positivo, o atual campeão nacional sofreu um branco no segundo período, porém conseguiu se recuperar.
O primeiro turno foi equilibrado. Jogando em casa, o Brasília foi mais ostensivo e venceu por 24 a 16. Mas o bom momento dos donos da casa durou pouco. Com uma defesa vulnerável, a equipe candanga deixou os catarinenses soltos e os adversários fizeram gato e sapato: 36 a 24.
Abalados pela queda abissal, o Brasília demorou voltar à partida, contudo quando a bola começou a cair, foi por arremessos da linha dos três. O bom aproveitamento de longa distância, sobretudo de Alex e Rossi, fez com que os brasilienses retomassem a dianteira do confronto (72 a 68).
Nos últimos dez minutos, a vantagem apertada deixou a partida aberta. Até o fim a equipe visitante, comandada pelo treinador Alberto Bial, tentou igualar, porém Guilherme Giovanonni jogou o que está devendo desde o início e levou o Brasília à vitória, que foi consolidada de forma emocionante no estouro do cronômetro.
Com o triunfo, o time da capital federal se reabilitou da derrota na rodada passada, quando perdeu para o rival Flamengo, e encerrou a primeira fase (pois folgará na rodada derradeira) com 20 vitórias em 28 jogos.