O Brasil está de volta ao calendário de provas da Fórmula Indy, um dos principais campeonatos de automobilismo do mundo. Nos próximos cinco anos, Brasília será a sede de uma etapa do torneio. O Termo de Compromisso com a organização do evento foi assinado nesta sexta-feira (21), em São Paulo, pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e representantes da Band – Grupo de Rádio e Televisão, que detém os direitos de exclusividade para a organização e a realização da corrida no Brasil.
A primeira etapa está prevista para 8 de março de 2015. A corrida será disputada no autódromo Nelson Piquet, que será adaptado segundo às exigências da Indy.
Brasília será a terceira cidade brasileira a receber a Indy. Antes, a competição passou pelo Rio de Janeiro, no oval de Jacarepaguá, entre 1996 e 2000, e por São Paulo, no circuito de rua do Anhembi, entre 2010 e 2013.
Fórmula Indy
A Fórmula Indy é uma das principais competições automobilísticas do mundo, semelhante à Fórmula 1, principalmente na silhueta dos veículos. A categoria foi fundada em 1996, após a separação da categoria de Kart, com o circuito oval 500 Milhas de Indianápolis, conhecida como Indy 500. Desde o início, a Fórmula Indy teve a presença de vários ícones do automobilismo mundial, como Michael Andretti, Emerson Fittipaldi – vencedor das Indy 500 em 1989 e 1993 -, Nigel Mansell e Nelson Piquet.