Clara Carvalho
clara.carvalho@jornaldebrasilia.com.br
Brasília não tem praia, mas, mesmo assim, a cidade recebe um título no mínimo inusitado: o de capital nacional de futevôlei. O esporte está crescendo e a cada dia conquistando uma relevância maior no País. E para firmar de vez o espaço no cenário nacional, hoje, às 11h, ao lado do quiosque do atleta, no Parque da Cidade, as brasilienses vão mostrar todas as suas habilidades na modalidade pela etapa classificatória do Red Bull Roda de Bola.
Pela primeira vez, a rodada será realizada em Brasília e reunirá 32 meninas, divididas em oito equipes, com quatro participantes. Diferente do futevôlei, no Roda de Bola as jogadoras da cidade terão que demonstrar todas as suas habilidades na modalidade “altinha”, mais conhecida como embaixadinha.
Entre as competidoras da cidade, o destaque é a hexacampeã mundial de futevôlei: a brasiliense Lana Medeiros. “Este evento é uma vitrine para os atletas brasilienses. É legal, porque podemos mostrar que Brasília é sim um grande celeiro do esporte e que não precisamos de praia para treinar. Basta um campo com areia que já estamos bem”, diz a jogadora, que faz dupla com Patricinha, do Rio de Janeiro.
As competidoras serão avaliadas por três juízes, cada um para um critério específico. Cada atleta terá sete minutos (dois de aquecimento e cinco de apresentação), e cada jogadora pode dar, no máximo, dois toque na bola.
As competidoras foram selecionadas em escolas de futevôlei e de futebol tradicional. “Um aspecto bem interessante da altinha é que ela confronta estilos diferentes, como por exemplo o futevôlei e o futebol de campo. Qualquer menina que tem controle de bola pode jogar”, comenta Érika Cristiano, jogadora da seleção brasileira de futebol feminino e que também já se classificou para a final, ao vencer a etapa de Santos, realizada na semana passada.
Na etapa de Brasília, duas equipes brigam por vaga na final nacional do Red Bull Roda de Bola, que acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 10 de março.