Menu
Mais Esportes

Brasília firme para a disputa do Campeonato Nacional de Bicicross

Arquivo Geral

01/03/2012 7h05

Clara Carvalho
clara.carvalho@jornaldebrasilia.com.br

 

Foi dada a largada para o Campeonato Nacional de Bicicross. E para participar do campeonato, a Federação Brasiliense da modalidade montou uma seleção com os melhores atletas da cidade, definidos por meio de campeonatos locais. 

A primeira etapa do torneio nacional será neste fim de semana, em Jacaraí, no interior de São Paulo. Ao todo, 28 brasiliense vão competir em 30 categorias. Entre eles, grandes nomes da cidade como Wellington Fernandes, bicampeão brasiliero de bicicross e treinador da equipe. “Este ano será diferente. Estamos com o apoio do programa do Governo do Distrito Federal, que vai nos ajudar com todas as despesas”, diz Wellington.

  A equipe de Brasília é composta por ciclistas de todas as idades e gêneros. Eles prometem trazer mais um título para a cidade. “Comecei no esporte com apenas seis anos de idade. No início era apenas brincadeira, uma diversão. Hoje, levo a sério. É algo que quero fazer por mais alguns anos, para conquistar mais”, conta o jovem de 12 anos, Juliano Alves, que conquistou em 2008, o título de campeão do Centro-Oeste.
Wellington explica que apesar da grande variedade, a seleção ainda está desfalcada em algumas categorias. “São 35 no brasileiro e estamos apenas em 30. O que faltam são meninas para preencher as outras vagas”, conta.
Desde o ano passado, a equipe brasiliense recebe apoio do Compete Brasília, um programa do GDF que tem como objetivo auxiliar atletas de alto rendimento da cidade para participarem de competições pelo País e no exterior.
 

 A seleção brasiliense treina sempre na pista do Cave, no Guará. O espaço já existe há mais de 13 anos, e há dois foi reformado. Hoje, o local é um dos mais consolidados do Distrito Federal, entretanto, precisa de manutenções e segurança. “A manutenção é algo necessário, às vezes falta luz durante a noite, no nosso horário de treino”, explica Wellington Fernandes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado