Menu
Mais Esportes

Brasília fica a uma vitória do título após bater argentinos

Arquivo Geral

04/12/2015 6h00

Ian Ferraz

ian.ferraz@jornaldebrasilia.com.br

A luta pelo tricampeonato da Liga Sul-Americana de Basquete começou com uma vitória do UniCeub/Brasília diante dos argentinos do San Martín. Diante de um ginásio da Asceb (904 Sul) lotado, com 890 presentes, o time candango obteve o placar por 94 x 92.

O armador Deryk foi o cestinha da partida com 28 pontos. Destaque também para Ronald , que anotou 13 pontos e Arthur, com 21. 

O segundo jogo da decisão está marcado para 9 de dezembro, às 21h15, em território argentino. Por ter feito melhor campanha, os vizinhos sul-americanos têm o conforto de jogar a terceira partida — se necessária — novamente em casa.

Vencedor em 2010 e 2013 — ano de sua última conquista — , o UniCeub/Brasília busca o terceiro título para igualar o Atenas de Córdoba, da Argentina, em número de taças da Liga Sul-Americana. Pelo Novo Basquete Brasil, o próximo compromisso é apenas no dia 15, contra o Macaé (RJ), na Asceb.

O Jogo

Os  visitantes começaram melhor a partida e venceram o primeiro quarto por 23 x 13. A lesão de Fúlvio deixou os candangos fora de sintonia. A reação, porém, foi rápida. Logo no segundo quarto, as bolas de três anotadas por Jefferson e Giovannoni fizeram diferença..

O equilíbrio se manteve no terceiro período. A qualidade dos donos da casa não caiu com a rotatividade do elenco.  No derradeiro período,  Pilar, Giovannoni e Cipolini retornaram descansados, mas na última bola do jogo, Ronald desperdiçou um lance livre e os argentinos igualaram os pontos. Na prorrogação, o armador Deryk chamou a responsabilidade com infiltradas no garrafão e o ponto decisivo.

Ex-jogador vira torcedor

Presente nas arquibancadas da Asceb, o ex-pivô do UniCeub/Brasília Fernando Santos, o Bala, viveu mais um dia de torcedor. 

Aposentado das quadras mas ainda envolvido com o esporte e o time, Bala está empolgado com a equipe. 

“O time está diferente, sem estrelas, botaram no coração o projeto. A entrega pessoal eu sinto que é maior. Tem menos vaidade no grupo”, aponta o agora instrutor de pilates do elenco do clube candango. 

Bala disse ainda manter contato com o ex-ala Frederico Rossi e o ala/pivô Ronald, um dos principais atletas do atual elenco. Quanto ao UniCeub/Brasília, só guarda boas recordações. 

“Tudo o que tenho é graças ao time. Consegui terminar minha faculdade e hoje trabalho também no Colégio Militar”, agradece o folclórico jogador.

Saiba mais

Uma confusão entre jogadores e membros da transmissão da partida para a FIBA marcou o pré-jogo no ginásio da Asceb. A equipe de televisão tentava instalar uma micro-câmera (GoPro) na tabela da quadra durante o aquecimento do UniCeub/Brasília. 

Os jogadores não gostaram e alegaram que a escada que o funcionário utilizava para mexer na câmera atrapalhou o aquecimento. O ala/pivô Guilherme Giovannoni e o pivô André Coimbra chegaram a discutir fortemente com o funcionário Macalé, responsável pela instalação da câmera.  

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado