Após fazer a lição de casa na sexta-feira, o Brasília derrotou o Pinheiros, em São Paulo, por 90 a 89. Com o triunfo, a equipe atual campeã nacional fez 2 a 0 na série melhor de cinco e ficou a um triunfo da decisão. O time paulistano teve chance de levar para prorrogação, mas Marquinhos errou um lance livre no último segundo da partida.
Jogando em seus domínios, o Pinheiros começou ditando o ritmo do jogo. O primeiro quarto teve fim em 23 a 19 para os paulistanos. A partir de então, o equilíbrio foi ainda mais latente.
O Brasília, repleto de jogadores experientes, foi acumulando vantagem no talento de Nezinho, autor de cinco arremesses da linha dos três, e do pivô Guilherme Giovanonni, cestinha do confronto, com 23 tentos.
No último quarto, o Pinheiros acordou com as broncas do técnico João Marcelo Leite e deixou o placar igualado boa parte do tempo. Perto do estouro do cronômetro, o Brasília abriu três pontos e ficou perto do resultado positivo.
No lance seguinte, o juiz do duelo apitou uma contestável falta de Nezinho em Marquinhos na hora do arremesso da linha dos três. O ala do Pinheiros levaria o confronto para cinco minutos de tempo extra se convertesse todos os lances livres. Porém desperdiçou o último e deixou seu time em situação complicada na competição.
A próxima partida será terça-feira, novamente em São Paulo. Vice-líder na primeira fase, o Pinheiros tem a obrigação de vencer para continuar vivo na luta por uma vaga na decisão. Na outra chave, o Franca lidera a série diante do Flamengo por 2 a 0.