Como era de se esperar, os brasileiros tiveram bons resultados nas eliminatórias desta sexta-feira da Super Final da Copa do Mundo, disputada na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Apenas o carioca Gabriel Mangabeira decepcionou e ficou de fora da final dos 50m borboleta – ficou em 12º lugar, com o tempo de 24s79.
Com muita facilidade, Kaio Márcio de Almeida obteve a classificação à final dos 200m borboleta. Sem se esforçar muito, o brasileiro ficou mais de dois segundos na frente do tempo do segundo colocado nas eliminatórias – o australiano Christopher Wright. Kaio fez a marca de 1min56s66 contra 1min58s96 do rival.
Na prova dos 100m costas, Guilherme Guido surpreendeu a todos ao ficar na frente do favorito Randall Bal, dos Estados Unidos. Com o tempo de 53s38, o brasileiro foi o melhor das eliminatórias. O norte-americano teve a segunda melhor marca com 54s21.
Outro brasileiro que conseguiu a classificação à final com o melhor tempo do dia foi Lucas Salatta. Com 3min53s90, o nadador se garantiu na decisão da prova dos 400m livre.
Entre as mulheres, o destaque ficou para a pernambucana Joanna Maranhão. Nos 200m medley, a nadadora fez o tempo de 2min19s63 e liderou as eliminatórias. Lívia dos Santos foi a segunda colocada, com 2min20s71.
As finais destas provas acontecerão na manhã deste sábado, a partir das 9h30. A Super Final da Copa do Mundo terminará no domingo.