Na quarta fase do WQS de Fristal Beach, o brasileiro Adriano de Souza segue dando show. O destaque do dia foi Heitor Alves, dono das melhores nota e onda do dia, mas o dia acabou bom para grande parte dos surfistas nacionais.
Em disputa mais equilibrada do que a da quinta-feira, o paulista Adriano de Souza, o Mineirinho, comprovou seu favoritismo e, mais uma vez, foi o primeiro. Na primeira bateria, Adriano conseguiu a marca de 15,83, superando o australiano Drew Courtney e conseguindo vaga nas quartas-de-final. Ambos se classificaram.
Na terceira bateria, Corey Ziems sobrou e conseguiu a vaga com 15,17. Logo atrás do representante da Austrália veio o carioca Leandro Bastos, que registrou 12,84 e também passou para as quartas.
Dois brasileiros competiram na quinta bateria, mas somente um se deu bem. O cearense Heitor Alves conseguiu a melhor nota da sexta-feira, superando o sul-africano Jordy Smith, em duelo que ficou 17,33 a 15,50 para o brasileiro. Já o catarinense William Cardoso não foi tão bem e caiu fora com 8,77, a terceira pior marca do dia.
Mas, para o Brasil, a melhor bateria foi mesmo a última. O catarinenses James Santos e o paraibano Jano Belo garantiram-se com notas 14,44 e 14,33, respectivamente. Os dois deixaram para trás o australiano Luke Munro e o francês Eric Rebiére.