Menu
Mais Esportes

Brasileiros estreiam bem na regata olímpica de Weymouth

Arquivo Geral

04/06/2012 19h13

Os brasileiros começaram com o pé direito as disputas na raia olímpica de Weymouth. Enquanto Robert Scheidt e Bruno Prada foram os quartos no Skandia Sail for Gold Regatta, Bruno Fontes abriu o primeiro dia de disputa da quinta etapa da Copa do Mundo de Vela na terceira colocação.

Ganhadores das últimas duas competições disputadas em Weymouth, Scheidt e Bruno Prada viram o vento fraco da raia atrasar a largada da Classe Star por quase oito horas.

“Passamos oito horas na água para fazer uma regata. O resultado foi bom, fizemos uma regata bem conservadora, sem arriscar. O importante é conseguirmos manter a média e estar sempre entre os cinco primeiros, e então, do meio para o fim do campeonato, podemos arriscar mais”, afirma Prada.

 

Com 4 pontos perdidos, os brasileiros encontram-se na quarta colocação. A liderança é dos dinamarqueses Michael Hestbaek/Claus Olesen, com apenas 1 ponto perdido.

 

O curitibano Bruno Fontes é outro que iniciou bem a disputa do primeiro dia da quinta etapa da Copa do Mundo de Vela. Com boa largada, Fontes fechou o primeiro dia de competições na terceira colocação, após liderar boa parte da prova da classe Radial Laser.

 

A primeira regata desta segunda foi cancelada devido aos ventos fracos da raia, justamente quando Bruno liderava a prova. Com o recomeço da disputa, no final desta tarde, Bruno voltou a largar bem e manteve-se entre os líderes durante toda a disputa, encerrando a disputa na terceira colocação.

 

“Larguei bem nesse primeiro dia e isso facilitou o trabalho. Estou contente, pois o nível aqui está muito alto. Todos os caras que vão para Londres estão competindo neste evento”, analisa. “Amanhã a previsão é para termos três regatas. Como nessa segunda houve apenas uma, o segundo dia terá um regata a mais para compensar”, explica. A previsão para esta terça é de ventos fortes.

 

Adriana Kostiw é a 30ª colocada


Enquanto Scheidt/Prada e Bruno Fontes iniciaram o primeiro dia de disputas do Skandia Sail for Gold Regatta em boas colocações, Adriana Kostiw não conseguiu repetir o desempenho dos compatriotas e foi apenas a 30ª colocada na classe Standart Laser.

 

A representante brasileira em Londres conquistou um 19º e um 12º lugares em sua divisão – as regatas foram separadas em dois grupos devido às 68 atletas inscritas.

 

“O vento estava muito fraco e bastante rondado e esta não é a condição que estou acostumada a velejar. Além disso, tinha muita onda e corrente. Errei a tática da primeira regata, pois está muito delicado para tomar decisão, porém consegui um resultado satisfatório na segunda, o que me deixou bem feliz”, diz Adriana.

 

O Skandia Sail for Gold Regatta, quinta etapa da Copa do Mundo de Vela, possui estrutura semelhante à da raia olímpica. Além de contar com grande parte dos atletas presentes em Londres-2012, a competição contará com dez regatas mais a medal race, que conta apenas com os dez primeiros colocados de cada classe, assim como nos Jogos Olímpicos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado