As regatas de medalha do tradicional Troféu Princesa Sofia foram disputadas neste sábado. Na classe 49er, a dupla formada pelos brasileiros Dante Bianchi e Thomas Lowbeer conquistou a medalha de bronze ao terminar a última prova justamente no terceiro lugar.
Peter Burling e Blair Tuke, da Nova Zelândia, com 50 pontos perdidos, foram campeões. A prata ficou com os alemões Erik Heil e Thomas Ploessel (68) e o bronze, com Bianchi e Lowbeer (87). Os dinamarqueses Jonas Warrer e Anders Thomsen, líderes do ranking mundial, venceram a prova final, mas ficaram no quarto lugar.
“Estamos mais do que contentes, pois esse resultado, acima das expectativas iniciais, mostra que estamos no caminho certo”, declarou Dante Bianchi. O Brasil também brigou por um lugar no ódio em mais duas classes, mas não conseguiu chegar entre os três primeiros.
Na 49er FX, Martine Grael e Kahena Kunze, campeãs mundiais e defensoras do título do Princesa Sofia, terminaram na quarta colocação. Na 470, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan acabaram no quinto lugar. O próximo compromisso da equipe de vela do Brasil é a etapa francesa da Copa do Mundo, disputada em Hyeres de 20 a 26 de abril.