“Havia falado antes para o meu técnico que bateria meu recorde hoje. Consegui e espero um tempo ainda melhor amanhã (quinta-feira), na final. Travei um pouco no fim e acho que poderia fazer marca ainda mais baixa. Mas estou muito feliz com meu tempo”, disse a exigente Gabriela, otimista desde o início da competição graças ao “bons treinos que vinha fazendo”.
A segunda colocada nas eliminatórias foi a portuguesa Sara Oliveira, também do Pinheiros, com 1m01s20. Sara é finalista do Campeonato Europeu Júnior. A jovem Daynara Paula, destaque no Mundial Júnior, quando bateu o recorde sul-americano absoluto dos 50m borboleta, fez o terceiro tempo na prova, com 1m01s32.
O outro recorde do dia veio em uma prova não-olímpica. Nos 50m costas, Artur Rocha, do Minas Tênis, quebrou o recorde continental, com o tempo de 25s91, superando os 26 segundos cravados de Alexandre Massura, em 1999, também igualado pelo argentino Pablo Martin Abal, dois anos depois.
As finais destas provas serão disputadas nesta quinta-feira, feriado de 7 de setembro, a partir das 10h, no parque aquático Júlio de Lamare, no Maracanã.