O Troféu Open 2009 começou na manhã desta quinta-feira, 17/12, com os melhores da natação brasileira em ação na piscina do Pinheiros, em São Paulo. Foram batidos osrecordes de campeonato de sete das nove provas disputadas. A prova de 200m medley masculino deu pela primeira vez a vitória a Henrique Rodrigues, do Minas Tênis Clube, com 1m58s73. Henrique, de 18 anos, venceu o colega de clube, recordista sul-americano e finalista olímpico e mundial, Thiago Pereira. Ele anunciou que está indo para a universidade de Auburn, a mesma de Cesar Cielo.
– Há três anos estou buscando isso. Esse ano foi maravilhoso para mim. Em 2010 vou para a universidade de Auburn para treinar e cursar gastronomia e ficar quatro temporadas por lá. Quero depois ensinar a galera do esporte a comer bem e corretamente – contou.
Henrique dominou prova desde o início. Thiago Pereira, sentindo o cansaço dos 200m peito que nadou cerca de 20 minutos antes terminou em terceiro lugar, com 2m00s03. A medalha de prata foi para André Schultz, do Pinheiros, com 2m00s23.
Na abertura do Troféu Open, Fabíola Molina venceu os 50m costas com recorde de campeonato, 28s27. A atleta da Esportiva São José, aos 34 anos não para de evoluir e quebrar marcas. Este ano ela chegou às mil medalhas conquistadas na carreira e foi finalista dos 50m costas no Mundial dos Esportes Aquáticos de Roma, em julho, mesmo tendo enfrentado uma mononucleose no início do ano.
– Só tenho a agradecer. Este ano, nos Jogos Abertos do Interior, cheguei à marca das mil medalhas. Esta aqui deve ser a de número 1012. É um marco e fico feliz em competir todo esse tempo e sempre crescendo – disse.
Guilherme Guido, do Pinheiros, veio em seguida e também superou o tempo de campeonato da versão masculina dos 50m costas. Ele fez 24s76 e superou com boa margem seu tempo de 2007, 25s14, se aproximando de seu recorde sul-americano feito no Mundial de Roma, 24s49.
– Gostei bastante do tempo. Ontem nadei para 25 segundos porque errei várias coisas. Hoje consegui acertar. Nado a prova dos 100m no sábado e acho que vai ser melhor que os 50m, pois estou mais preparado pra ela – informou.
BRASILIENSE BATE RECORDE – Nos 100m livre feminino Tatiana Lemos Barbosa venceu com recorde da competição, 55s01, mas fez melhor no dia anterior, no Brasileiro Sênior, 54s93, ficando a um centésimo da marca sul-americana da venezuelana Arlene Seneco.