O brasileiro Marcus Vinícius D’Almeida, de apenas 17 anos, foi eleito pela Federação Internacional de Tiro com Arco como o segundo melhor arqueiro do mundo no ano de 2014, além de ser apontado como atleta-revelação em premiação ocorrida neste sábado em Las Vegas.
O técnico de Marcus, Evandro França, também foi considerado o segundo melhor do mundo, atrás apenas do sul-coreano Lee Mi-Joung. “Eu tinha gravado um vídeo com o Marcus para enviar a eles, porque ele não iria para a cerimônia, e nem sabia que eu também estava concorrendo. Soube no sábado de manhã (dia 7), por um amigo, e fiquei muito feliz. Principalmente pelo reconhecimento do nosso trabalho”, disse.
Em 2014, Marcus fez uma temporada histórica, conquistando três ouros nos Jogos Sul-Americanos, prata nos Jogos Olímpicos da Juventude de Nanquim e o vice-campeonato na Copa do Mundo.
O jovem ressalta não só a preparação física, mas também a psicológica como segredo para alcançar os resultados. “Gosto dessa forma, fico mais focado nos exercícios, mais concentrado. Se bem que na hora da competição, mesmo, 90% é cabeça. Por isso, os coreanos (maiores campeões do esporte) também ensinaram vários exercícios de concentração. Eu faço, sim, quando preciso”, disse.