< !-- hotwords -- >
O brasileiro Alexandre Ribeiro, de 42 anos, conseguiu neste final de semana a segunda colocação do Mundial de Ultraman, disputado em Big Island, no Havaí (EUA). Com o tempo somado de 23 horas e 5 minutos, Ribeiro ficou mais de uma hora atrás do sueco Jonas Colting, de 34 anos, campeão com o tempo de 21h59min.
Campeão em 2003 e 2005, Alexandre Ribeiro garantiu o vice com uma boa vantagem para o terceiro colocado – o norte-americano Tim Sheeper, de 44 anos, que fez o tempo de 23h19min.
O Mundial de Ultraman foi disputado durante três dias. Na última sexta, houve a prova de 10 km de natação e 145 km de ciclismo. No sábado, mais 276 km na bicicleta. No domingo, último dia de competição, os atletas percorreram 84 km de corrida (o equivalente a duas maratonas), totalizando 515 km ao final.
“Foi uma prova muito difícil e desgastante desde a primeira etapa, quando saí da água em sétimo e com fortes dores nas costas. Consegui me recuperar no ciclismo, mas infelizmente errei o percurso. Procurei não desanimar e focar esforços em fazer uma corrida de recuperação, de olho na segunda colocação. Estou muito feliz com o resultado”, disse Ribeiro, logo após a façanha no Havaí.
Entre as mulheres, a vencedora foi a norte-americana Shanna Armstrong, que fez o tempo de 26h43min. A brasileira Vanuza Maciel ficou com o quarto lugar – tempo total de 29h44min.