Classificada à Regata da Medalha na quarta colocação, a dupla brasileira finalizou a prova decisiva em sexto lugar e somou 96 pontos perdidos, contra 95 das suecas Therese Torgersson/Vandela Zahrisson. As medalhistas de bronze em Atenas conquistaram um segundo lugar na regata decisiva para completar o pódio em Rizhao, primeiro mundial disputado no novo formato olímpico. Na quinta colocação ficaram as japonesas Yuka Yoshisako e Noriko Okuma também a um ponto das brasileiras.
O quarto lugar prova que a parceria com o técnico Paulo Ribeiro, firmada em 2005, está dando certo e pode render bons resultados nas Olimpíadas de Pequim. Mesmo sem medalha, as brasileiras – integrantes da seleção olímpica – conquistaram o segundo melhor desempenho feminino em Mundiais. A melhor marca pertence a Isabel Ficker e Laura Zanni, com o ouro no Mundial de 420, em 2003.
A briga pelo ouro também foi acirrada. Graças a um quarto lugar na Regata da Medalha e os resultados obtidos na terça-feira, as holandesas perderam três pontos a menos (71 a 74) que as japonesas japonesas Ai Kondo e Naolo Kamata e conquistaram o bicampeonato mundial.
As outras brasileiras na competição não tiveram o que comemorar. Isabel Ficker e Laura Zanni terminaram na 29ª colocação, enquanto Roberta Borges e Andrea Borges finalizaram em 51º lugar.
A versão masculina, a vitória ficou com os britânicos Nic Asher e Elliot Willis com 64 pontos perdidos, contra 71 dos australianos Nathan Wilmot e Malcolm Page. A medalha de bronze ficou com os israelenses Gideon Kliger e Udi Gal. Nenhum brasileiro disputou o Mundial masculino.
< !-- /hotwords -- >