Nada de medalhas para o atletismo brasileiro na manhã desta quarta-feira, em Toronto. No Estádio Pan-Americano de Atletismo, Ana Paula de Oliveira e Mônica de Freitas terminaram no 11º e 14º lugares do salto em altura, respectivamente, conseguindo atingir apenas a marca de 1,80m. O ouro foi para Levern Spencer, de Santa Lúcia, que empreendeu 1,94m, três centímetros a mais que a segunda colocada Priscilla Frederick, de Antígua e Barbuda. Akela Jones, de Barbados, também saltou em 1,91m e levou o bronze.
As duas brasileiras não tiveram dificuldades para superar a altura de 1,70m e 1,75m. No entanto, quando a meta foi saltar em 1,80 os problemas apareceram. Ana Paula falhou nas duas primeiras tentativas, mas obteve sucesso na terceira e última, porém Mônica não teve a mesma sorte e foi eliminada da prova.
Na sequência, Ana Paula, ouro no Campeonato Sul-Americanos de 2015, teve como meta saltar em 1,85m. Na primeira tentativa, a brasileira fez o sarrafo cair. Na segunda, ela passou, mas raspou a barra, que foi ao colchão. Por fim, ela voltou a falhar e foi eliminada da competição.
Brasileiros avançam nos 100m
Na segunda eliminatória dos 100m rasos masculino, o brasileiro Felipe dos Santos foi o segundo a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 10s37. Luiz Alberto de Araújo fez a quarta melhor marca ao completar a prova em 10s81. O mais rápido da série foi o canadense Damian Warner, com 10s28.
No geral, Felipe manteve o segundo lugar, com 1.006 pontos, enquanto Luiz Alberto foi para o quinto, com 903. Os dois velocistas do País se classificaram à final, que está marcada para esta quarta, às 21h50 (de Brasília).
Geisa na briga por medalha nos 400m e lesão de Joelma
Nos 400m feminino, Geisa Coutinho fez bonito e cravou o segundo melhor tempo da eliminatória, com 52s46, atrás apenas da americana Shakima Wimbley, que correu em 52s28. Ela disputará a final nesta quinta-feira, às 20h10.
“Estou satisfeita. Meu objetivo era esse. Na final, era tudo ou nada. Graças a Deus deu tudo certo, amanhã (quinta-feira) tem mais. Meu objetivo maior é bater minha marca (51s08), tentar correr abaixo disso. Amanhã vamos ver, a prova vai estar dura, muito forte”, disse Geisa Coutinho ao canal Sportv.
Na sequência, Joema Sousa, de 31 anos, sentiu a coxa nos primeiros momentos da corrida nos 400m e deitou na pista para receber o atendimento médico, que demorou para ocorrer. Após quase dez minutos, a atleta deixou o local de cadeira de rodas. Nessa série, Kendall Baisden foi a mais veloz, com o tempo de 51s81.
Hugo vai à final dos 400m rasos
Nessa distância, o brasileiro Hugo de Sousa obteve a classificação para a final com o sétimo melhor tempo. Em sua série, ele terminou em quarto lugar, com o tempo de 46s26.Entre todos os competidores, o dominicano Luguelin Santos foi o que registrou a melhor marca, com 45s72. A briga pelo pódio acontecerá nesta quinta, às 20h20.
Mais um brasileiro em finais
Outro atleta do Time Brasil que brigará por medalha no atletismo é Cleiton Abrão. Em sua semifinal dos 800m, ele atingiu o ponto final em 1min49s32 e ficou com a terceira colocação. O americano Ryan Martin, com 1min48s99, completou em primeiro.
Na outra semifinal, Lutimar Paes marcou apenas o quinto melhor tempo, com 1min49s76, e ficou de fora da decisão. Nessa bateria, o também norte-americano Clayton Murphy foi o mais veloz ao correr os 800m em 1min48s88. A final será realizada na quinta-feira, às 19h40.