O sábado foi de vitórias brasileiras na ginástica artística feminina nos Jogos Sul-americanos de 2006, disputados na cidade de Buenos Aires. As vitórias vieram no individual e por equipes, com destaque para o grupo formado por Thamiris Araújo, Ana Cláudia Silva, Irena Miranda, Khiuani Dias, Ethiene Franco, todas com 14 anos, e Jade Barbosa, de 15.
Elas superaram as adversárias na soma geral de todos os aparelhos (salto, paralela, cavalo e solo) e cravaram 228,416 pontos, com ampla vantagem sobre a Argentina e Colômbia. "Nossa intenção foi dar experiência a essas garotas", disse a treinadora Nadia Ostapenko. "Elas foram brilhantes e provaram que pelo menos três podem se classificar para os Jogos Pan-americanos", disse.
A superioridade brasileira ficou ainda mais evidente na disputa individual, onde não sobrou espaço no pódio para as adversárias. Khiuani Dias ficou com o bronze, com 55,800 pontos; Ethiene Franco com a prata, com 56,600; e Jade Barbosa, com 59,967, conquistou a medalha de ouro.
"A Jade foi brilhante e já se consolida como a nova revelação da ginástica brasileira. A apresentação dela no solo hoje (sábado) pode ser comparada às melhores apresentações das principais ginastas nacionais, como Daiane dos Santos e Daniele Hypólito", afirmou a treinadora do Brasil.
A grande estrela da competição, Jade Barbosa, mostrou a modéstia das campeãs ao comentar os resultados deste sábado. "Essa foi a minha primeira participação em Jogos Sul-americanos e a gente nunca sabe qual será o resultado. Acho que tenho que melhorar nas paralelas", disse a nova estrela da ginástica brasileira.