Favoritas, as brasileiras venceram a 10ª edição do Fast Triathlon Feminino, que agitou as ruas de Niterói (RJ), neste domingo (28). As russas chegaram a dar muito trabalho à equipe do Brasil, mas não conseguiram superar a qualidade das anfitriãs. E quem levou a pior na Praia de Icaraí foram as argentinas, que amargaram o último lugar da competição.
Brasileiras e russas travaram um duelo emocionante. Até a última bateria, as equipes brigavam pela medalha de ouro, mas as brasileiras abrirarm boa vantagem no final e decretaram a vitória. “Levamos um susto na primeira bateria, mas venceu a equipe mais equilibrada”, disse Vanessa Gianinni, integrante da equipe do Brasil, que teve a marca Centauro estampada no maiô.
O grande destaque da prova foi a brasileira Pâmella Oliveira. Campeã Brasileira Sub 23 e campeã da Copa Brasil 2009, ela venceu a primeira bateria, chegou em segundo na segunda bateria e venceu novamente a terceira. A seleção brasileira é formada também pelas atletas Vanessa Gianinni, bicampeã brasileira e campeã sulamericana e Flavia Fernandes, campeã do Troféu Brasil 2009 e eleita triatleta do ano na categoria amadora.
A prova contou com três baterias de 250m de nado livre, 4mil metros de pedalada e 1300m de corrida. Além da Rússia, o Brasil enfrentou trios da Itália, Espanha, Argentina e Canadá.