A brasileira Sarah Menezes conquistou a medalha de ouro na categoria ligeiro (até 48 kg) do Mundial Junior de judô, disputado na cidade tailandesa de Bangcoc.
A piauiense precisou de pouco mais de um minuto e meio na final para vencer a turca Derya Cibir por ippon.
Em sua campanha, Sarah passou pela venezuelana Maria Velazquez, a britânica Kelly Edwards e Kristina Vrsic, da Eslovênia – as três por ippon. Na semifinal, a brasileira venceu a japonesa Yumi Asaka com um wazari.
A atleta afirmou que a experiência em competições importantes, como os Jogos Olímpicos de Pequim, lhe deram confiança para ter um bom rendimento na Tailândia.
“A experiência nessas competições importantes me deu tranqüilidade e confiança para lutar o Mundial Júnior. Apesar de cansada, estava bastante motivada”, disse.
“Uma coisa que fez a diferença, sem dúvida, foi a parte psicológica. Era isso que eu conversava o tempo todo com os meus técnicos Expedito, Mário (Tsutsui) e Henrique (Guimarães)”, completou.
Na atual temporada, Sarah ficou com o sétimo lugar na Super Copa do Mundo de Paris e foi bronze na Copa do Mundo de Budapeste. Em Pequim, no entanto, foi eliminada na estréia pela húngara Eva Csernoviczki.
Entre os outros resultados do Mundial Junior, a japonesa Chiho Kagaya ficou com o título na categoria até 52 kg, após vencer a israelense Shahar Levy na decisão.
Já o francês Teddy Riner foi ouro na categoria acima de 100 kg, derrotando o japonês Masaru Momose na final.