Menu
Mais Esportes

Brasil vira sobre Cuba pela Liga Mundial de Vôlei

Arquivo Geral

06/07/2011 11h17

A seleção brasileira abriu a fase final da Liga Mundial com uma vitória importante e suada sobre Cuba, pelo Grupo F, na manhã desta quarta-feira. Em partida de cinco sets e em duas horas, o Brasil derrotou os rivais históricos por 3 sets a 2, parciais 18/25, 21/25, 25/16, 30/28 e 15/12.

 

Com esta vitória, o Brasil conquistou dois pontos e Cuba herdou um. O próximo desafio da equipe do técnico Bernardinho será a equipe dos Estados Unidos, que perdeu a primeira partida da fase final, para a Rússia. Os europeus, por sua vez, duelarão com a Cuba.A equipe brasileira entrou em quadra com três novidades: Marlon, Dante e Vissotto. O levantador entrou como titular, no lugar de Bruninho, o ponteiro começou a partida na posição de Giba, enquanto Vissotto voltou a jogar depois de ficar afastado da última rodada por causa de uma lesão.

As mudanças do técnico Bernardinho no time titular não fizeram o efeito necessário e a equipe sofreu nos dois primeiros sets. O treinador inverteu as alterações e colocou Giba, Theo, Bruninho e Sidão em quadra. O Brasil respondeu e reagiu no terceiro set, se mantendo vivo na partida. O quarto set foi dramático e a seleção brasileira empatou a partida, forçando o tie-break.
O central Lucão foi o nome do jogo e chamou a responsabilidade para si nos momentos decisivos da partida, principalmente no quarto set. O brasileiro terminou como o maior pontuador do embate, com 20 pontos. O capitão Giba, que jogou os três últimos sets, terminou com 10 pontos, seis a menos que o ponteiro Murilo.

 

A partida começou com um ritmo lento da seleção brasileira, que deixou Cuba se sentir confortável em quadra. Capitaneada por Leon, a seleção cubana abriu seis pontos de vantagem, se aproveitando de ataques pela ponta e de bloqueios bem-sucedidos. Com uma postura apagada, o Brasil perdeu o primeiro set por 18/25.

Apesar de ter começado o segundo set com três pontos de vantagem, o Brasil deixou Cuba se aproximar e foi para a primeira parada técnica com 8/7 no placar. Não demorou muito para a seleção cubana sair à frente e fazer 17/15. Dominante, Cuba arrasou no final da parcial e complicou a vida da seleção brasileira na partida.

Para o terceiro set, Bernardinho mudou a cara da seleção brasileira, colocando Bruninho, Giba, Theo e Sidão, no lugar de Marlon, Dante, Vissotto e Rodrigão, respectivamente. As alterações surtiram efeito e o Brasil passou a jogar com mais vontade, liderando o placar com oito pontos de vantagem.

Com Lucão pelo meio e Giba na ponta, o Brasil deu outra cara à partida e anulou o time de Cuba, arrasando os adversários em quadra. O ataque brasileiro passou a funcionar, assim como a recepção e o bloqueio.

No quarto set, Cuba acordou e aumentou o nível, mantendo o embate equilibrado. Apesar de jogar bem, a seleção brasileira sofreu com o ataque rival e ficou atrás no placar, 20/22. O jogo ficou dramático e os cubanos tiveram chances de fechar o jogo. Lucão, no entanto, foi essencial e conseguiu dois pontos seguidos para o Brasil, dando sobrevida à seleção brasileira na partida.

O set desempate começou com dois pontos de bloqueio do Brasil, fundamento que não funcionou bem no embate. A seleção não manteve o bom momento e, em erros, cedeu o empate para Cuba, em 3/3. Comandado por Theo e Lucão, o time do técnico Bernardinho se recuperou, dominou o tie-break e garantiu a suada vitória.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado