Menu
Mais Esportes

Brasil vence EUA e está na semifinal da Liga Mundial de Vôlei

Arquivo Geral

07/07/2011 10h53

O Brasil superou o mau início de jogo, os erros da arbitragem e os campeões olímpicos. A seleção brasileira venceu os Estados Unidos por 3 sets a 1, parciais 15/25, 25/22, 25/22 e 25/15, em 1h47 de partida. Com mais esta vitória, a equipe do técnico Bernardinho está classificada para a semifinal.

Com cinco pontos na classificação do Grupo F da fase final da Liga, o Brasil está na segunda posição da chave, atrás apenas da Rússia. As duas equipes estão garantidas na semifinal da competição e se enfrentam nesta sexta-feira pela liderança da chave.

Já os Estados Unidos e Cuba, que perderam as duas partidas da fase final, não têm mais chance de se classificar e fazem o duelo dos eliminados também nesta sexta-feira.

Nesta quinta, o técnico Bernardinho começou com o mesmo time que terminou a virada contra Cuba: Bruninho, Theo, Sidão, Giba, Murilo e Serginho. O bloqueio, fundamento que não funcionou contra Cuba, melhorou bastante contra os norte-americanos e conduziu a equipe no quarto set.

O capitão Giba foi essencial para a seleção brasileira e chamou a responsabilidade para si em momentos decisivos da virada em cima dos Estados Unidos. O ponteiro terminou como o maior pontuador do duelo, com 21 pontos. O central Lucão e o oposto Theo marcaram 11 tentos cada, enquanto o ponteiro Murilo fez 13.

O jogo


A partida começou equilibrada, com as duas equipes pontuando para cada lado. Os Estados Unidos, no entanto, foi para a primeira parada técnica um ponto à frente e embalou daí em diante. Erros da arbitragem a favor dos norte-americanos irritaram os brasileiros, que perderam o foco da partida.

Com a seleção brasileira bastante nervosa em quadra, os Estados Unidos ampliaram a vantagem e chegaram a liderar com nove pontos a mais que o Brasil. Erros de saque e também na recepção minaram a equipe verde-amarela, que foi arrasada no primeiro set: 25/15.

Depois da derrota, o técnico Bernardinho ajeitou o time, o Brasil começou arrasador e abriu 8/2. Apesar da ampla vantagem, dificuldades em virar a bola atrapalharam a seleção brasileira, que caiu de rendimento. Com os erros na recepção do Brasil, os norte-americanos empataram em 12/12.

O bloqueio, no entanto, passou a funcionar e a seleção do técnico Bernardinho ganhou mais tranquilidade na partida, abrindo 18/15. Erros no saque brasileiro e também na recepção permitiram aos Estados Unidos encostar no placar, com 20/19. A seleção verde-amarela encontrou seu jogo e empatou a partida, 25/22.

O terceiro set começou mais equilibrado e o Brasil abriu três pontos de vantagem, indo para a primeira parada técnica com 8/5 no placar. Assim como fizeram no segundo set, os Estados Unidos se recuperaram e passaram à frente, 14/12. Com um ace de Giba, a seleção brasileira voltou a liderar: 16/15. A partida continuou ponto a ponto, até que Giba brilhou e o capitão brasileiro definiu a parcial: 25/22.

O Brasil começou confiante no quarto set, com Bruninho sacramentando a vantagem de quatro pontos com uma bola de segunda. Os Estados Unidos sentiram o mau momento e a seleção brasileira arrasou, liquidando a fatura com 10 pontos de vantagem.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado