A equipe brasileira de hóquei sobre grama que participará dos Jogos Sul-americanos em Buenos Aires, a partir da próxima semana, representam a primeira geração de atletas da modalidade no país. No programa olímpico desde 1908, a modalidade nunca teve representação no Brasil, que decidiu investir nela pensando em sua participação nos Jogos Pan-americanos Rio 2007.
Para isso, foi construído um Centro de Treinamento em Florianópolis (SC), onde a Confederação Brasileira de Hóquei Sobre a Grama (CBHG) reúne as seleções masculina e feminina. “Levamos atletas de vários estados do Brasil para Florianópolis, onde podemos intensificar a preparação das nossas equipes. Além disso, também fizemos estágios de treinamento em outros países, como Paraguai, Venezuela, Cuba e Argentina”, explica o presidente da Confederação, Sydney Rocha.
Na Argentina, os donos da casa são os principais favoritos à conquista dos dois torneios por ser o único país do continente a figurar entre os grandes na modalidade em contexto mundial, ocupando atualmente a oitava colocação no ranking da Federação Mundial de Hóquei. Nos últimos anos o Chile também está evoluindo bastante na modalidade. “Os Jogos Sul-americanos serão uma boa prévia do que serão os Jogos Pan-americanos. Vamos poder testar nossas equipes, tanto masculina quanto feminina”, diz Rocha.
O hóquei sobre grama não é a única modalidade que vai a Buenos Aires para fazer um teste. As seleções brasileiras de águas abertas e ciclismo bmx também querem verificar a quantas anda sua preparação para o Pan.
“O Brasil vem fazendo uma intensa preparação visando aos Jogos Pan-americanos do ano que vem. Os Jogos Sul-americanos serão uma boa oportunidade para ver como está o nosso estágio em relação aos principais adversários do continente, principalmente nessas modalidades estreantes”, diz o gerente-geral do Departamento Técnico do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), José Roberto Perillier.
As provas de águas abertas e ciclismo bmx foram incluídas no Programa Olímpico dos Jogos de Pequim 2008 e, por isso, também nos Jogos do Rio. O Brasil já tinha atletas nestas modalidades.