A Seleção Brasileira masculina de basquete está em Granada, na Espanha, onde fará um amistoso contra o México, nesta terça-feira, às 18 h, no ginásio Pavilhão Nunes Blanca, com portões fechados. O técnico argentino Rubén Magnano, que nesta segunda-feira comandou o primeiro treino com bola na cidade espanhola, afirmou que vai priorizar, neste duelo, os jogadores que não tiveram tantas oportunidades em partidas anteriores.
“É uma oportunidade boa para dar mais ritmo aos jogadores que não puderam jogar mais nas partidas anteriores. O México é um adversário forte e, com certeza, será um bom teste para nossas últimas avaliações”, avaliou o treinador do time brasileiro.
Já o pivô Tiago Splitter, participante de três mundiais, elogiou toda a preparação do Brasil para a Copa do Mundo e está confiante em uma boa campanha na Espanha: “Fizemos uma boa preparação, com ótimos treinos e existe uma boa química entre os jogadores antigos com os que entraram agora. Ainda temos um jogo amistoso para realizar e mais treino para corrigir o que for preciso. Com certeza, chegaremos da melhor maneira possível na Copa do Mundo”, destacou o campeão da última NBA pelo San Antonio Spurs.
Na manhã desta segunda-feira, Leandrinho e Guilherme Giovannoni fizeram exercícios com bola na quadra e depois participaram com os outros jogadores de um treino físico na academia, comandado pelo preparador Diego Jeleilate.
De acordo com Jeleilate, alguns jogadores, como Leandrinho e Giovannoni, precisam melhorar suas condições físicas, mas no geral a equipe está bem: “Tem um ou outro jogador que ainda precisamos potencializar um pouco mais nesses dias que faltam para a estreia, como é o caso do Leandrinho e do Guilherme. Mas no geral todos estão muito bem. Agora vamos fazer apenas ajustes e manutenção”.
Brasil e México mediram forças no Torneio das Três Nações, na Argentina, no dia dez de agosto, com vitória canarinha por 68 a 56.
Na atual temporada, o time verde e amarelo disputou nove amistosos, com seis vitórias e três derrotas, para Argentina, Estados Unidos e Lituânia. A Seleção foi campeã do Super Desafio BRA, no Rio de Janeiro, e vice-campeã do Torneio das Três Nações, na Argentina, e do Torneio Internacional na Eslovênia. Já o México disputou 16 partidas entre jogos oficiais e amistosos, com 11 vitórias e cinco derrotas.
A Seleção estreia no Grupo A da Copa do Mundo contra a campeã europeia, a França, neste sábado, às 13 horas (de Brasília). Os brasileiros ainda enfrentarão Irã, Espanha, Sérvia e Egito na primeira fase.