A seleção brasileira de judô fez nesta sexta-feira sua estreia no Grand Slam de Tóquio, no Japão. O país foi representado por Felipe Kitadai (ligeiro), Leandro Cunha (meio-leve), Mayra Aguiar (meio-pesado) e Maria Suellen (pesado), mas não conseguiu nenhuma medalha.
Felipe Kitadai enfrentou o japonês Hiroaki Hiraoka e foi derrotado por ippon. Logo no início do combate, Kitadai e Hiraoka foram advertidos com shido. Com 1 minuto e 50 segundos de luta, o brasileiro sofreu o golpe perfeito.
Já Leandro Cunha estreou com wazari sobre Nils Dochow, da Alemanha. Na fase seguinte foi superado por ippon pelo campeão olímpico Masato Uchishiba, do Japão, com quase dois minutos de luta.
Em seu primeiro evento na categoria Sênior lutando no meio-pesado, Mayra Aguiar derrotada por ippon pela japonesa Tomomi Okamura. Mayra chegou a estar na frente do placar ao conseguir um yuko com 16 segundos de luta, mas sofreu um wazari e depois o ippon.
Maria Suellen, por sua vez, também saiu na frente com um yuko sobre a alemã Konitz Franziska. Porém, acabou sendo derrotada por ippon.