Fechando a fase de grupos da segunda divisão do Mundial por Equipes de Tênis de Mesa em Kuala Lumpur, na Malásia, o Brasil superou o Irã nesta quarta-feira por 3 sets a 2, terminou em primeiro na sua chave e avança direto para a fase de quartas de final.
Hugo Calderano foi quem deu início ao triunfo brasileiro, superando Nima Alamian por 3 a 1, parciais de 11/7, 15/13, 6/11 e 11/5. Na sequência, Thiago Monteiro representou o Brasil, mas acabou derrotado: 3 a 2 contra Noshad Alamyan.
Cazuo Matsumoto, com 3 a 0 sobre Afshin Noroozi, voltou a deixar a equipe da América do Sul na frente. Thiago Monteiro perderia novamente, agora para Nima Alamian, por 3 a 1, mas Calderano voltou para mesa e selou a vitória tupiniquim com um 3 a 0.
O técnico Jean-René Mounie demonstrou estar agradado com o desempenho que a equipe brasileira mostrou, reconhecendo a dificuldade que a partida teve: “Fiquei satisfeito com a postura da equipe, porque foi um jogo muito duro. Durante as dificuldades tivemos solidariedade uns com os outros e cada um encarou sua responsabilidade”.
Analisando o desempenho negativo de Thiago Monteiro, o comandante lamentou as duas derrotas do atleta, mas reconheceu que sua forma foi de um nível satisfatório: “O Thiago perdeu dois jogos muito difíceis porque infelizmente faltou um pouco de regularidade. Ele atingiu seu melhor nível durante os dois, mas não conseguiu manter”.
O Brasil espera o vencedor do confronto entre Eslováquia e Bélgica, na próxima quinta-feira, para conhecer seu próximo adversário no torneio, que enfrentará na sexta.
Equipe feminina perde mais uma
Na primeira divisão, a Seleção Feminina voltou a perder e encerrou a fase de grupos do torneio sem conseguir nenhuma vitória. O algoz da vez foi a Tailândia, que triunfou por 3 sets a 1.
No primeiro duelo, Lin Gui foi derrotada por Suthasini Sawettabut por 3 a 2. Bruna Takahashi foi derrotada pelo menos placar para Nanthana Komwong. Só na terceira série o Brasil reagiu, com Caroline Kumahara batendo Orawan Paranang por 3 a 1. Entretanto, a Tailândia selou a vitória no set seguinte, com Bruna novamente sendo superada, dessa vez por Sawettabut, com novo 3 a 1.
As brasileiras ainda seguem atuando na competição, no entanto, apenas para brigar pelo 13º lugar geral. O próximo adversário é os Estados Unidos, na próxima quinta-feira.