A Seleção Brasileira de basquete começou com o pé direito sua campanha no Pré-olímpico de Mar Del Plata, na Argentina. Nesta terça-feira (30), os comandados de Ruben Magnano foram surpreendidos pela mais fraca Venezuela, mas conseguiram reagir e virar o jogo, que acabou com o placar de 92 a 83 para os brasileiros.
Os venezuelanos começaram melhor no jogo desde o início, mantendo-se à frente do placar durante boa parte do confronto. Perto do fim do terceiro quarto, no entanto, o Brasil começou a apertar e se achar em quadra.
Na última parcial, com boa atuação de Guilherme Giovanoni e Marcelinho Huertas, os brasileiros viraram o jogo, com 75 a 74, faltando seis minutos para o fim do embate. Defensivamente muito melhor na partida naquele momento, o time verde e amarelo conseguiu administrar a vantagem e usar dos contra-ataques para se distanciar ainda mais no duelo.
Com pouco mais de três minutos para o fim do jogo, porém, a partida ficou ainda mais acirrada, decidida ponto a ponto. Uma bola de três de Marcelinho Machado deu mais fôlego à equipe, que ainda contou com mais uma conversão de lance livre de Giovanoni. Assim, restou à Seleção Brasileira apenas segurar o placar na difícil partida de estreia.
O melhor jogador do Brasil foi o único representante que atua na NBA, Tiago Splitter. O pivô anotou 17 pontos e 11 assistências, conseguindo um double-double. Huertas e Giovanoni também se destacaram pelo time de Magnano.
No Pré-olímpico de Mar Del Plata, o Brasil ainda terá pela frente as seleções de Cuba, Canadá e República Dominicana. A próxima partida do time de Magnano será na próxima quarta-feira (31), contra os canadenses.
A Seleção preparou-se em São Paulo antes de ir para Foz do Iguaçu (PR) e, de lá, participar da Copa Jenaro Tuto Marchand, um torneio preparatório no qual bateu as seleções de Porto Rico, Canadá e República Dominicana e se sagrou campeã.