Já classificada, a Seleção Brasileira entrou em quadra para enfrentar a forte Espanha, nesta segunda, brigando pela segunda posição do Grupo B. Poupando Nenê e utilizando parte de seus reservas durante a partida, o Brasil sofreu com a regularidade espanhola nos três primeiros quartos, mas teve reação impressionante no final de partida para virar o jogo e vencer por 88 a 82, ficando com a segunda colocação do Grupo B.
Os espanhois dominaram o primeiro quarto. Com ótimo aproveitamento nos arremessos e nos lances livres, onde converteu todos – grande maioria deles com Navarro –, a seleção espanhola contou com seguidos erros de ataque brasileiros e com boa atuação de sua zaga – Ibaka chegou a dar toco sobre Larry Taylor na última investida brasileira – para abrir 26 a 17.
O Brasil melhorou consideravelmente na segunda parcial, diminuindo a diferença para apenas quatro pontos logo nos primeiros três minutos. A Seleção, porém, voltou sofrer com as bolas de três espanholas: em uma delas, San Emeterio converteu da esquerda para abrir 35 a 28 e tranquilizar a torcida da Espanha presente na Basketball Arena.
Após o tempo técnico pedido por Rubén Magnano a cinco minutos do fim, os brasileiros voltaram mais agressivos e diminiuiram a diferença para apenas dois pontos, quando Alex converteu um de seus dois lances livres e anotou o 35º ponto brasileiro. O ímpeto da Seleção, porém, esbarrou nos seguidos erros de ataque nos últimos três minutos e meio – foram apenas três pontos convertidos por Marcelinho, a 30 segundos do fim. Mais atenta, a Espanha voltou a disparar no placar e fechou o primeiro tempo com 44 a 38 a favor.