Com chances remotas de classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi-2014, a Confederação Brasileira de Desportos no Gelo (CBDG) tenta uma última cartada no bobsled e no skeleton. Nesta quarta (26), a entidade anunciou seletiva para as duas modalidades no dia 13 de janeiro, a partir das 19h (de Brasília), no Clube Paulista de Desportos no Gelo, em São Paulo.
A seletiva será coordenada por Edson Bindilatti, presidente da CBDG desde a saída de seu ex-companheiro e desafeto Eric Maleson, tirado após ação comandada pelo próprio Bindilatti.
“A ideia é formar equipes de dois e quatro no bobsled masculino, mais reserva, e de dois no bobsled feminino, mais reserva. No skeleton, que tem trenó individual, é selecionar um para cada naipe, feminino e masculino”, diz Edson, que traçou o perfil ideal de atleta nas modalidades. “Os candidatos têm de ter força e velocidade, basicamente, algo próximo aos atletas de atletismo e rúgbi”, afirma.
A Confederação exige que todos os interessados em participar da seletiva tenham no mínimo 18 anos e levem os próprios trajes esportivos. Eles serão submetidos a testes de força e velocidade, em pista de atletismo.
Correndo contra o tempo, as equipes brasileiras formadas devem treinar no Canadá e disputar uma etapa da Copa América, em Lake Placid, nos Estados Unidos, em fevereiro de 2013. Para garantir a vaga nos Jogos de Sochi-2014, a Seleção tem que, além de alcançar um vom ranqueamento, participar de pelo menos cinco competições, em três tipos de pistas diferentes, divididas em duas temporadas.