A Seleção Brasileira feminina de polo aquático sofreu, mas conseguiu começar bem a disputa dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara. Contra as anfitriãs mexicanas, venceram por 8 a 5.
O destaque foi Catherine de Oliveira, autora de três gols em quatro lançamentos à meta adversária. Cristina Beer balançou as redes duas vezes. Os outros tentos brasileiros foram marcados por Marina Zablith, Marina Canetti e Luiza Carvalho.
A partida foi bastante equilibrada. O primeiro quarto terminou empatado por 2 a 2, mas o Brasil conseguiu vantagem de um gol no final do segundo. No entanto, só foi respirar no terceiro quando abriu 7 a 4.
“Este jogo era decisivo para se saber quem deverá sair como segundo do grupo, já que as canadenses são favoritas e estamos acostumadas a jogar e a vencer as venezuelanas. Sabíamos do fator casa, da arbitragem, que foi terrível, e o pior: não sabíamos nada do México, apesar de termos procurado informaçõe”, declarou o técnico Roberto Chiappiani, que admitiu que a briga do Brasil é pela medalha de bronze.
Na segunda-feira, o desafio é superar o Canadá, a partir das 12h45 (Brasília). O time masculino estreia, ainda neste domingo, contra a Argentina, às 18h45.