
A Seleção Brasileira feminina de basquete estreou no Campeonato Mundial com uma derrota para a República Tcheca, atuais vice-campeãs mundiais, por 68 a 55. A partida da tarde deste sábado foi válida pelo Grupo A da competição internacional e aconteceu em Ancara.
A cestinha do confronto foi a tcheca Hanusová, com 15 pontos. Enquanto que pelo lado do Brasil, a maior pontuadora foi Clarissa Santos, com 10 pontos. A brasileira também foi destaque nos rebotes: 10 também. Nas assistências, Bartonavá, da República Tcheca, foi a melhor, com oito.
A equipe comandada pelo técnico Luiz Augusto Zanon iniciou bem a partida, abrindo a vantagem de 5 a 0. Logo depois, as tchecas conseguiram virar o marcador sobre as brasileiras, fechando o primeiro quarto com 21 a 16. No segundo quarto, o Brasil reagiu à virada e conseguiu igualar o placar, até fechar o quarto com um resultado favorável de 13 a 10, na parcial.
Após o intervalo, a Seleção canarinha deixou as adversárias virarem mais uma vez o marcador. Logo depois de empatar a partida, as tchecas conseguiram abrir uma grande vantagem e fecharam o terceiro quarto com 23 a 16, parcial, e 50 a 36 no total.
A última parte do duelo foi muito mais equilibrada, as brasileiras conseguiram disputar ponto a ponto e até venceram parcialmente por 19 a 18. Apesar disso, o esforço não foi suficiente, e as tchecas fecharam o confronto com uma vitória por 68 a 55.
No Campeonato Mundial, a Seleção Brasileira está no Grupo A, ao lado de República Tcheca, Espanha e Japão. A equipe está em Ancara, onde ficará durante toda a primeira etapa da competição. Se avançar para a próxima etapa, as brasileiras seguem para Istambul. De acordo com o regulamento do torneio, a primeira colocada da chave vai direto para às quartas de final, enquanto a segunda e a terceira têm que passar por um jogo eliminatório.