A Seleção Brasileira de rúgbi sevens iniciou na madrugada desta sexta-feira a disputa do Torneio Qualificatório do Hong Kong Sevens, segunda divisão da Série Mundial da modalidade variante do rúgbi, jogado com apenas sete jogadores e dois tempos de sete minutos cada. No primeiro duelo, diante dos donos da casa, o Brasil venceu por 17 a 12, e na sequência caiu para o Uruguai por 14 a 7. A equipe verde-amarela encerra sua participação na fase de grupos na noite desta sexta, diante do México. A competição vai até domingo e acontece paralelamente ao torneio principal, válido pela temporada 2014/15 da Série Mundial de Sevens.
Para Gustavo Albuquerque, o “Rambo”, o Brasil terá alguns obstáculos ao longo da competição, como as condições climáticas e o fuso horário, mas os jogadores estão bem preparados.
“Fisicamente estamos muito bem, as pernas estão leves e a cabeça focada no nosso objetivo. Os Tupis têm tudo para fazer um ótimo torneio. Nos organizamos bem para o Hong Kong Sevens. Estávamos preocupados com o clima, que é muito úmido, e com a diferença de fuso, mas nos preparamos bem e utilizamos de algumas estratégias para driblar isso. A boa notícia é que deu certo, todos estão se sentindo muito bem com relação aos dois aspectos, tendo rápida adaptação”, afirmou o atleta.
As 12 equipes participantes foram divididas em três grupos com quatro seleções cada. Enquanto o grupo E é formado por Brasil, China, Uruguai e México, o F é comporto por Rússia, Papua Nova Guiné, Coreia do Sul e Tunísia. Na chave G figuram Espanha, Tonga, Zimbábue e Guiana. O campeão conquista uma vaga na elite da modalidade na próxima temporada