Na partida de estréia da seleção brasileira masculina de handebol, os comandados de Jordi Ribera venceram o Uruguai por 38 a 13, nesta terça-feira, no ginásio Municipal Milton Olaio Filho, em São Carlos, interior paulista. Junto com o Brasil e Uruguai, está a seleção de Cuba – a República Dominicana, outra integrante da chave, desistiu de disputar o torneio.
A equipe brasileira conseguiu abrir vantagem contra os uruguaios logo no primeiro tempo, terminando a etapa com o resultado de 17 a 7. A superioridade da seleção brasileira era incontestável – a equipe atacava mais vezes e com mais eficiência.
No segundo tempo, as coisas ficaram mais fáceis para o Brasil quando Alejandro, do Uruguai, cometeu falta e foi expulso de campo. Nos dois minutos em que os uruguaios ficaram com um jogador a menos, o time brasileiro aproveitou para aumentar a vantagem, que terminou com o dilatado placar de 38 a 13.
No grupo B do Pan-americano estão Argentina, Chile, Groenlândia e Canadá. Na primeira partida da chave, a Argentina venceu o Chile por 36 a 25. Os três melhores classificados do Pan garantem vaga no Mundial de Handebol, em 2009, na Croácia.
A seleção brasileira volta a jogar na quinta-feira, contra a equipe de Cuba, às 20h.