Depois de dois meses de preparação, a Seleção Brasileira de Futebol de Areia estréia na Copa das Nações às 13 horas desta sexta-feira diante do México, na arena montada na Praia da Enseada, Guarujá. Na partida inaugural do torneio, Peru e França se enfrentam a partir das 11h45.
E os brasileiros prometem mudanças no estilo de jogo da equipe. O capitão Júnior Negão, de 42 anos, respeita os adversários, mas acredita que objetivo a partir de agora é, além de vencer, jogar bonito e dar show.
“Em 2006, passamos por um processo de renovação e a meta era apenas vencer. Agora, com o time entrosado, podemos voltar à fase de dar espetáculo. Temos que manter nossa invencibilidade e ainda jogar bem”, afirmou o atleta, referindo-se à série de 43 partidas invictas da equipe.
Para a partida de estréia, o técnico brasileiro Alexandre Soares prega a cautela. “A equipe do México está renovada e pode ser uma surpresa tanto positiva quanto negativa”, analisou. Depois de realizar diversos testes com os jogadores e promover a renovação da equipe no ano passado, Soares afirma que já definiu o elenco. “Conseguimos formar um grupo forte de 15 atletas, que se revezam nas convocações”, revelou.
Na última vez em que enfrentou o México, em março de 2005, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira aplicou a maior goleada de sua história: 23 x 3. Traumatizados com o resultado, os mexicanos prometem uma equipe bem defensiva e não têm vergonha de dizer que vieram ao Guarujá para ganhar experiência e aprender com os melhores do mundo.
“Enfrentar as equipes do Brasil e da França será uma ótima oportunidade para evoluirmos. Além disso, ao jogar contra esses times, podemos analisar o potencial da nossa equipe”, reconheceu o técnico mexicano, Ramón Raya.