A Seleção Brasileira de handebol inicia nesta sexta-feira a concentração em São Caetano do Sul (SP) para a fase final da preparação para o Pan-Americano da modalidade, entre os dias 21 de 28 de maio, em Havana, Cuba. O técnico Morten Soubak havia inicialmente chamado 14 atletas para os treinamentos, mas resolveu aumentar as opções e convocou outras seis jogadoras, inclusive jovens que vem se destacado em competições nacionais, para ajustar os detalhes e definir quem embarca na próxima terça-feira.
“Decidimos chamar um grupo extra para trabalhar durante nestes dias que antecedem o Pan. Estamos procurando observar mais atletas que atuam no Brasil, incluindo algumas jovens que mostraram muita qualidade até mesmo em competições juniores. Com isso, elas podem sentir como é o trabalho e o que vem pela frente. É uma possibilidade de integração com o restante da equipe, que está há mais tempo junta”, explicou o dinamarquês.

Para contrabalancear a falta de experiência de algumas, estão confirmadas para o torneio em Cuba algumas das atletas que participaram da conquista do inédito título do Mundial na Sérvia, em 2013, como as armadoras Amanda Andrade e Karoline Souza, a ponta Samira Rocha e as pivôs Fabiana “Dara” Diniz e Daniela Piedade.
“Isso é muito importante para a próxima geração”, avaliou Daniela sobre a escolha de convocação de Morten. “Eu espero mais uma vitória do Brasil, apesar de não estarmos com a equipe completa, devido ao calendário e algumas lesões. Mas o Brasil tem qualidade para vencer as equipes participantes”, disse a atleta do clube húngaro Siofok KC, que está na Seleção desde o ano 2000.
“Tivemos que readequar um pouco o trabalho por conta das alterações de data pelas quais o Pan sofreu. Temos no grupo algumas atletas experientes que serão importantes para interagir com as mais jovens. Havíamos convocado 14 jogadoras anteriormente, mas vamos levar 16 para o Pan. A decisão será tomada durante a semana de treinos”, encerrou o comandante.
O handebol brasileiro é o maior vencedor do torneio, com oito títulos, duas medalhas de prata e uma de bronze. Os Estados Unidos vêm em seguida, com dois ouros e uma prata. O Brasil figura no grupo A, ao lado de Paraguai, Venezuela, Estados Unidos, Porto Rico e Groelândia. Na outra chave estão Argentina, Uruguai, México, Cuba, Guatemala e Chile.