A Seleção Brasileira feminina de futebol empatou, neste sábado, por 0 a 0 com o Canadá, no encerramento da primeira fase dos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México.
Como as duas equipes protagonizaram campanhas idênticas (sete pontos, quatro gols feitos e três sofridos), os confrontos das semifinais, marcados para a segunda-feira, sairão após sorteio. No Grupo A, a Colômbia terminou na liderança, com seis pontos, um a mais que o anfitrião México.
O jogo – Já classificadas à semi, as seleções começaram o jogo se estudando, com poucas ações ofensivas. Depois, foi o Canadá, da estrela Sinclair, quem primeiro tentou arriscar alguma coisa. Foi só na metade do primeiro tempo que as brasileiras equilibraram, porém sem muito perigo.
Insatisfeito com a postura apática do time, o técnico do Brasil, Kleiton Lima, promoveu a primeira substituição na marca dos 32 minutos da etapa inicial: Debinha entrou no lugar de Dani. Mas a má pontaria continuou.
O embate ficou mais animado apenas no segundo tempo. As canadenses criaram, aos 12 minutos, a primeira oportunidade real do duelo. Após um passe despretensioso, a defesa verde-amarela falhou e Schmidt apareceu na cara da goleira Bárbara, que operou grande defesa.
Depois do susto, o Brasil contragolpeou várias vezes. A experiente Rosana carregou pelo meio e encontrou Debinha pela esquerda. A atacante, porém, chutou mal e facilitou a vida da arqueira rival.
A outra grande chance nacional ocorreu aos 28 minutos. Formiga cruzou na medida e Rosana, com estilo, cabeceou. A bola passou perto da meta de Le Blanc, que foi pressionada mais algumas vezes até o apito final, no entanto conseguiu manter o empate sem gols no Estádio Omnilife.