Uma delegação de 18 brasileiros representa o país no Campeonato Mundial de atletismo de menores a partir desta quarta-feira, em Cáli, na Colômbia. A competição, que revelou nomes como Usain Bolt e Yelena Isinbayeva, chega à sua nona edição envolvendo 1.323 atletas (649 homens e 674 mulheres) atletas de 16 e 17 anos, de 151 países, até domingo no Estádio Pascual Guerrero.
Derick de Souza Silva nos 100m, Daniel Ferreira do Nascimento (2.000m com barreirras) e Heitor Roque Coelho (110m com barreiras) figuram entre os cinco melhores do ranking mundial em suas especialidades, possuem experiências internacionais e são as maiores esperanças de medalhas para o Brasil.
O discurso, no entanto, não é de euforia. “O maior objetivo aqui é melhorar a marca”, comenta Derick, vice-campeão dos Jogos Sul-americanos juvenis, em Cuenca (Equador), no fim de maio, com a marca de 10s38, mesmo disputando uma categoria acima da sua idade. “Se conseguir melhorar esse tempo, aí sim acredito que terei chances de pódio”, calcula.
Técnico do meio-fundista Daniel Ferreira, Alex Sandro de Jesus Lopes diz que a competição terá um nível muito forte e que a equipe vai aprender junto aos melhores do mundo: “Será uma grande experiência para os nossos atletas. Mais do que medalhas, o importante é conseguir marcas expressivas.”
Felipe Siqueira da Silva, que também integra a Comissão Técnica da delegação, vê certa vantagem para esse objetivo. “As condições são muito boas para uma evolução das marcas. Pudemos nos preparar no Brasil até dois dias antes do início do Campeonato, o fuso horário não é tão grande (2 horas menos que Brasília) e a temperatura é muito parecida com a nossa”
Nesta quarta-feira, os decatletas Anderson Luiz Souza da Silva e Caio Henrique da Silva correm os 100m às 11h30 (de Brasília). Mais tarde, eles participam do salto em distância, arremesso do peso, salto em altura e 400m. Paulo André Camilo Oliveira e Derick de Souza Silva vão à pista a partir das 12h nas eliminatórias dos 100m. Em seguida será a vez de Valquíria Aparecida Meurer fazer a qualificação do lançamento do disco, às 12h30. Daniel Ferreira do Nascimento correrá a eliminatória dos 1.500m, às 12h50.
À noite competem Laila Novaes Neres, na preliminar dos 400 m com barreiras (19h50), e Murillo Albuquerque Santos e Gabriel Sousa dos Santos, na qualificação do salto triplo a partir das 21h25.
Esta será a primeira vez que o Campeonato Mundial de menores será realizado na América do Sul. O Brasil acumula 10 medalhas na história da competição (três de ouro, três de prata e quatro de bronze). Os ouros foram conquistados por Thiago Carahyba, no salto em distância em Debrecen (HUN), em 2001; Júlio César Miranda de Oliveira, no lançamento do dardo, em Sherbrooke (CAN), em 2003; e Bárbara Leôncio, nos 200 m, em Ostrava (CZE), em 2007. A última medalha do Brasil foi ganha em 2013, por Vitor Hugo dos Santos: prata nos 200 m, em Donetsk, na Ucrânia.