O Brasil saiu vitorioso do Desafio Internacional de judô contra o Japão, realizado neste domingo no Teatro Bradesco em São Paulo. Com cinco lutas masculinas disputadas, os atletas brasileiros deram ao País a vitória por 4 a 1, com triunfos de Rafael Silva, Eduardo Bettoni, Rafael Macedo e Charles Chibana. Ryo Saito marcou o ponto japonês.
“Foi uma competição bem bacana. A gente está acostumado a sempre lutar em ginásio e participar de uma competição num teatro foi algo inesquecível. A vibração do público fez diferença e isso se refletiu no placar. Não é fácil fazer 4 a 1 no Japão”, disse Charles Chibana.
Líder do ranking mundial para atletas com até 66kg, o brasileiro encerrou o evento derrotando Jumpei Morishita, campeão mundial em 2010, com um ippon. O combate ocorreu com o Desafio Internacional já decidido graças às vitórias anteriores de Rafael Silva, Eduardo Bettoni e Rafael Macedo.
O Brasil foi derrotado apenas na quarta luta do dia no Teatro Bradesco. Ryo Saito salvou a honra japonesa e aplicou um ippon sobre Alex Pombo. “Foi bem diferente lutar num teatro. Eu senti a torcida muito perto, como se estivesse do lado do tatame mesmo. Isso foi fundamental porque o Japão é uma escola muito forte e os atletas têm muita variação de golpe”, comentou Rafael Silva, o Baby.