A seleção brasileira conquistou hoje o ouro no futsal ao vencer Portugal por 2 a 0, no sexto dia da segunda edição dos Jogos da Lusofonia, que terminam este domingo em Lisboa.
O Brasil, que não contou com suas principais forças durante a competição, tinha superado antes com tranquilidade Guiné-Bissau (15 a 0); São Tomé e Príncipe (9 a 2); e Angola (7 a 0).
A medalha de bronze da modalidade foi para a seleção angolana, que goleou Guiné-Bissau por 6 a 1.
O Brasil ganhou também mais três medalhas no taekwondo. Raphaella Pereira, na categoria 67 kg, levou o ouro, assim como Fernanda Silva (49kg). Já Henrique Moura (80kg) conquistou a de prata.
O Brasil lidera o quadro de medalhas dos Jogos da Lusofonia com 68 medalhas, sendo 32 de ouro – 12 a mais que os anfitriões. A competição reúne a comunidade de países de língua portuguesa, incluindo as ex-colônias do país na América, África e Ásia.
Completam a relação de participantes Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau (China), Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Outras três nações foram convidadas: Sri Lanka, Guiné Equatorial – ex-colônia espanhola na África que ano passado pediu entrada na Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) -, e Índia, ainda com forte influência da colonização portuguesa.
Atletismo, basquete, futebol, futsal, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia são as modalidades em disputa nos Jogos da Lusofonia.