No primeiro dia do Grand Prix de judô disputado na cidade croata de Zagreb, o Brasil venceu duas medalhas de bronze com Diego Santos, que venceu o italiano Carmine Di Loreto na categoria até 60kg, e Raquel Silva (52 kg), que superou a belga Ilse Heylen.
Diego Santos caiu na semifinal para o turco Ahmet Sahin Kaba, mas recuperou-se no torneio para conquistar a primeira medalha verde e amarela. Tomando a iniciativa desde o início do combate contra Di Loreto, ele foi dominante e logo de cara impôs superioridade.
O baiano conseguiu um yuko ainda no começo do duelo e ainda uma imobilização por mais de dez segundos. Com outro yuko, o brasileiro passou a administrar o tempo para garantir o bronze. “Foi uma competição muito boa pra mim. Fiz lutas duras e acho que foi muito relevante para o meu crescimento como atleta. O importante é sempre estar no pódio”, disse Diego Santos.
á Raquel Silva caiu ainda nas quartas de final, quando foi derrotada pela israelense Gili Cohen. Na repescagem, venceu a espanhola Laura Gomez com um wazari a 40 segundos do fim e garantiu-se na disputa do bronze.
A brasileira teve confronto equilibrado, saindo atrás de Ilse Heylen por punição. Mas no decorrer do embate foi para cima da belga e conseguiu dois wazaris, finalizando a luta apenas quatro segundos antes de o tempo acabar e, assim, assegurando a segunda medalha brasileira.