Na manhã desta sexta-feira, o Brasil confirmou três times entre os classificados para as quartas de final masculina no Grand Slam de Moscou, pela quarta etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia. Ricardo/Emanuel (BA/PR) e Evandro/Pedro Solberg (RJ) vão se encontrar, enquanto Alison/Bruno Schmidt (ES/DF) enfrentarão a dupla holandesa Alexander Brouwer/Robert Meeuwsen.
Os confrontos das quartas de final acontecem a partir das 8 horas (de Brasília) e os vencedores nem terão tempo para descansar, já que as semifinais também serão disputadas no mesmo dia. E, caso Alison/Bruno Schmidt consigam passar pelos holandeses, outro duelo brasileiro deve ocorrer na reta final do torneio.
Na repescagem, Álvaro Filho e Vitor Felipe eliminaram os venezuelanos Jesus Villafane e Jackson Henriquez por 2 sets a 1, com parciais de 21/19, 18/21, 20/18, e encontraram Alison e Bruno Schmidt nas oitavas. Mas os últimos acabaram vitoriosos por 2 sets a 1, com parciais de 19/21, 21/17 e 15/8, e se preparam para enfrentar Brouwer/Meeuwsen pela quarta vez.
“Fizemos uma tática muito bem feita, dentro daquilo que a gente sente mais conforto, e quando ajustamos as viradas de bolas felizmente as coisas começaram a acontecer. E jogo Brasil contra Brasil é isso, não tem jogo fácil. São times que se conhecem, sabem muito um do outro. Então já esperávamos um jogo pegado e que seria decidido em detalhes”, afirmou Bruno Schmidt após o jogo.
Também classificados, Ricardo e Emanuel liquidaram o jogo das oitavas em 45 minutos, ao derrotarem os letões Samoloivs e Smedins, atuais bicampeões do Circuito Mundial, por 2 sets a 0 com parciais de 21/17 e 26/24.
“Conseguimos jogar com consistência, controlando nossos erros e vontades de ir além. O outro time realmente é muito bom, são os atuais bicampeões do circuito, mas eu e Ricardo conseguimos encaixar uma estratégia de sacar forte o tempo todo, saindo um pouco do nosso estilo, que é de um jogo mais controlado. Então fazer um jogo mais rápido foi fundamental para o vitória”, avaliou Emanuel.
Os cariocas Evandro e Pedro Solberg precisaram passar pelos norte-americanos Casey Patterson e Jake Gibb para conseguir a classificação. Levando o jogo para o tie-break, venceram a partida por 2 sets a 1 (27/25, 13/21 e 17/15).
“Foi um jogo muito complicado, principalmente no segundo set onde demos uma apagada. Mas soubemos voltar bem no terceiro set, e sair com essa vitória importantíssima”, disse Evandro.
Será o primeiro encontro entre Ricardo/Emanuel e Evandro/Pedro em torneios internacionais. Os cariocas levaram a melhor no último confronto entre as duplas, na etapa de Pernambuco do Circuito Brasileiro.