O grande objetivo da segunda-feira (24) para a delegação brasileira nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara é defender títulos. Será assim com a saltadora Fabiana Murer e com a Seleção Brasileira de handebol masculino, medalhistas de ouro na edição realizada no Rio de Janeiro, em 2007.
Campeã do mundo no final de agosto, Murer, que é dona inclusive do recorde pan-americano (com a marca de 4,60m), chegará embalada ao torneio mexicano. A prova está marcada para às 19h30 (de Brasília), no Estádio Telmex, na cidade de Zapopan. Karla Silva também representará as cores verde e amarela na prova.
Além de Murer, o atletismo nacional poderá figurar no pódio no lançamento de martelo feminino (com Josiane Soares), no lançamento de disco masculino (com Ronald Julião), na prova dos 5000m masculino (com Joílson Silva) e nos 10.000m feminino (com Cruz da Silva).
Ainda sem valer medalhas, terão início as competições do salto em distância masculino. Rogério Bispo tentará avançar às finais. Quem também estreará é Nilson André, nos 100m rasos.
Nos esportes coletivos, o Brasil também tem chances de ser bi no começo da última semana de disputa. No handebol masculino, o adversário será o mesmo de quatro anos atrás: a Argentina. Na ocasião, a rivalidade continental extrapolou os limites da quadra e terminou em pancadaria. O confronto será às 23h (de Brasília). Por fim, no basquete feminino, o Brasil tentará uma vaga na final contra Porto Rico.
A estreia de destaque do dia será na ginástica artística. Nomes importantes como Daiane dos Santos e Danielle Hypolito buscarão mais medalhas para o Brasil na classificação geral.
Além disso, o vôlei masculino fará seu primeiro jogo. Apesar de estar com um time cheio de jovens talentos, a modalidade busca manter o 100% de aproveitamento no México, depois do ouro no feminino e na praia (em ambos os sexos).