A Seleção Brasileira feminina de vôlei se recuperou da derrota para os Estados Unidos e conseguiu uma importante vitória por 3 sets a 1, nesta quinta-feira (28), contra a China, que tinha a vantagem de atuar diante de sua torcida na cidade de Ningbo. A partida, válida pelo Grand Prix, terminou com parciais de 25/21, 21/25, 25/19 e 25/18.
As brasileiras começaram a partida com força e abriram vantagem de cinco pontos logo no início, com o placar em 8/3. Na sequência, a China reagiu e conseguiu diminuir a diferença para apenas um ponto, em 12/11. O técnico José Roberto Guimarães tentou surpreender com uma substituição inusitada. Fernandinha entrou no lugar da levantadora Fabíola e deu novo ritmo ao jogo, mantendo o domínio do Brasil.
O segundo set foi comandado pelas chinesas. As donas da casa conseguiram abrir vantagem no começo e administraram até o fim da parcial. Zé Roberto tentou algumas mudanças, como a entrada de Fernanda Garay, Mari e Fabíola, mas as alterações não surtiram efeito e a Seleção manteve-se atrás no marcador.
A disputa da terceira parcial foi equilibrada apenas no início, pois as brasileiras conseguiram uma vantagem de 14/8 e não deixaram mais as chinesas encostarem no placar. O resultado foi administrado pelas jogadoras do Brasil que fecharam mais um set com tranquilidade.
O último set de partida teve amplo domínio da Seleção Brasileira, que abriu 5/0 e não deixou as donas da casa se aproximarem do placar. A vantagem aumentou no decorrer do jogo e chegou a ser de dez pontos, com o placar em 22/12. A China ainda melhorou, mais não houve tempo hábil para uma reação e as brasileiras fecharam em 25/18.
Foi a segunda vitória do Brasil sobre a China na competição, pois as comandadas de Zé Roberto venceram as chinesas na primeira fase em Valência, na Espanha, por 3 sets a 0. Na ocasião, as orientais perderam a invencibilidade no Grand Prix e o Brasil assegurou sua vaga na fase final.